sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AGENDA 1965


16/mar.
A partir de amanhã, férias. As dificuldades financeiras aumentam. Às 13 horas saio da Repartição. Com o amigo Alberto, no São Marcos. Já em casa, na Joaquim Nabuco, me deparo com uma cena confrangedora: a casa totalmente molhada pelas águas da chuva e devido aos buracos nas telhas de barro, gastas e portanto vulneráveis às correrias dos gatos que vivem nos quintais. A cama de minha mãe quebrada, entre vários outros aspectos desoladores, requerem providências urgentíssimas, mas falta o melhor. Almoço ligeiramente, consigo deitar e dormir até às 16 horas.
N. do A.: Decorridos mais de 42 anos, custa-me crer que tenhamos passado tão baixo e vivido tão perigosamente naquele centro de Manaus densamente habitado por comerciantes bem sucedidos e pela classe média. Nossas tias da rua dos Andradas ajudavam no que podiam quanto à alimentação. O drama de meus pais e da casa onde moravam não apresentava nenhuma visibilidade ao público, escondido por uma fachada enganosa. Ao relembrar passagens de nossa vida que não querem ter acontecido, explica-me o poeta Dimas Macedo que algo nos mantém ¨dopados¨ ao longo de tais acontecimentos, por mais longos que sejam.

17/mar.
Dou início à leitura do 3º. Volume de ¨Ascensão e Queda do Terceiro Reich¨, de William L. Shirez. Mais tarde, falo com o Ulisses na porta de ¨O Jornal¨, quando sou convidado a procurá-lo amanhã para uma conversa sobre uma vaga de Redator na Empresa Archer Pinto & Cia..Ltda. A situação no Vietnam continua desesperadora, ameaça evoluir para uma terceira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário