sexta-feira, 14 de setembro de 2012

AGENDA 1965



12/agosto

Com a mudança, tenho ido todos os dias ao bairro de Santo Antonio. Lá estão agora meus pais, ele com 78 e ela com 59 anos de idade. Deitado no chão de cimento, começo a leitura da¨carta escrita no cárcere¨, de Francisco Julião. Mas deixo o último capítulo para ler em casa. Na verdade, trata-se de um documento histórico, além de representar uma segura bofetada na face daqueles que vacilaram em seu ideário socialista. Gostei, sobretudo, de um trecho do manifesto que o autor deixara antes de partir, em avião da FAB, com destino ao Recife.

14/15/agosto

A meu convite, Elson Farias passou a manhã em casa. Trouxe consigo o original de seu livro ¨Pequeno Romanceiro do Amazonas¨. Ambos notamos que a ¨Cidade Flutuante¨ está desaparecendo do panorama ribeirinho. A seguir, folheamos um exemplar da revista da editora Civilização Brasileira, sempre na vanguarda da resistência ao regime militar. E não pudemos deixar de admitir que, segundo Benedicto Nunes, o poeta de ¨Luta Corporal¨está em crise.

19/agosto

Tive um sonho com Chaplin. – Vai – parecia dizer-me – você precisa de uma boa viagem em redor de si mesmo, sem perder de vista as paisagens da terra. Em seguida eu me via na esquina de uma rua, a Pedro Botelho, e o tempo era aquele de quando morávamos na velha Estância do Sr. Jorge Baze, em 1945.- Banco Popular de Manaus, pagador dos barbanés. Que miséria de 85.000! Há cerca de um ano e meio eu percebia 200.000 e não dava pra nada.

21/22/agosto

Deus! Fica na mesma o drama vivido com D. Faride. Uma vida sem triunfo é a que levo, segurando como já não posso as rédeas do incontrolável. Ela volta a tomar ônibus, a ir ao Mercado onde alterca com os barraqueiros e pessoas desconhecidas, como se estas fossem responsáveis por algum malefício causado a seus filhos. Terminou levando uma queda brutal, quase ficando desfigurada. Nem posso imaginar como fico por dentro.
* O desânimo é espectral.

24/agosto

Manhã rotineira na Delegacia do Trabalho. Dou uma olhadela nas páginas de ¨A Crítica¨: o projeto de aumento de vencimentos dos militares tramita no Senado Federal. E o nosso? Pois nem se fala dele. Tarde passada em código marciano.
* Todos os dias, Santo Antonio. A escavação dos alicerces da casa que vamos construir, ocupa exatamente o espaço do terreno, sobrando para o Código de Posturas.
* Entrego ¨As formigas do General¨ ao Carlos Gomes. Banco da Lavoura: empréstimo. Mandei reproduzir a fotografia de Porto Alegre, uma lembrança da ¨Caravana¨ de 1951. O tempo é implacável

Nenhum comentário:

Postar um comentário