terça-feira, 17 de setembro de 2013

O PAPEL DO ESCRITOR CONTEMPORÂNEO DA AMAZÔNIA


O PAPEL DO ESCRITOR CONTEMPORÂNEO DA AMAZÔNIA

(Discurso do presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Amazonas, Sr. Jorge Tufic, pronunciado na abertura do I Encontro Cultural da Amazônia, promovido pela SCA, de 20 a 28 de agosto/88)

Senhores escritores da Amazônia, sejam bemvindos ao Conselho Estadual de Cultura. É com imenso prazer que atendemos ao pedido e às recomendações da Superintendência Cultural do Amazonas, propondo a este Encontro, à guiza de tema, o papel do escritor contemporâneo da Amazônia.

Assim, perguntamos: de que modo poderão as Amazônias conhecer-se para melhor integrar-se em sua própria defesa, enquanto preocupação daqueles que a vislumbram ou intensificam na trama de um romance, na metodologia de um ensaio ou na metáfora de um poema? O que, afinal, se conhece deste fenômeno, numa visão conjunta de sua história, ou de quantos deslumbramentos se tenham convertido na exploração de motivos tirados de sua paisagem, sem excluir o exótico e o pitoresco? Podemos, ainda, considerar exauridos os ciclos econômicos da região, o diálogo de suas grandezas naturais, os episódios de guerra, a ecologia, o problema das populações autóctones e as atmosferas localizadas, com larga tematização e quase nenhum empenho em aprofundar ou renovar os instrumentos da língua e da linguagem?

2 comentários:

  1. O TUFIC NÃO É SÓ UM GRANDE POETA ACREANO. É ANTES UM GRANDE POETA QUE É ACREANO.

    FELICITAÇÕES!
    TENHO O PRAZER DE SEMPRE ACOMPANHAR O QUE SE PUBLICA AQUI, E TANTAS VEZES REPASSO NO ALMA ACREANA.

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir